sábado, 22 de outubro de 2016


Série de Textos: Psicoterapias
Texto 3:
Na Escolha de um Psicoterapeuta qual Abordagem de Psicoterapia é a Melhor?

Muitas pessoas passam por dois ou três profissionais de psicologia/psicoterapia antes de definirem com qual terapeuta realizarão seu tratamento. Costumam comentar com amigos que não se “adaptaram” à maneira de trabalho deles. Isso ocorre porque grande parte das pessoas desconhece que existam diferentes abordagens terapêuticas, e, assim, não buscam os profissionais adequados. E qual é a melhor Abordagem Terapêutica para você?

A área da Psicologia Clínica abarca mais de 200 tipos de psicoterapia, algumas linhas são consideradas as principais. Psicólogos geralmente recorrerão a uma ou mais destas Abordagens como manejo clínico. Cada perspectiva teórica e técnica (ou abordagem) funciona como um roteiro para ajudar o psicólogo entender seus clientes e os seus problemas, e trabalhar soluções.

O tipo de acompanhamento que você receberá vai depender de uma série de fatores, desde sua História de Vida Pessoal, História Familiar, Suportes Internos, Capacidade de Compreensão e Assimilação, mas também da Orientação Teórica (chamada de Abordagem Teórica) de seu psicólogo e do que funciona melhor para o seu caso.

A Abordagem Psicoterápica é uma maneira de o profissional ler e compreender o indivíduo e seu meio. Todas são eficazes no tratamento dos diversos aspectos da psique e do comportamento humano. Não há Abordagem Teórica melhor ou pior, elas são apenas diferentes e se adequam melhor para determinados conflitos e ou outros. Mas todas possibilitam o mesmo fim: a saúde psíquica e emocional do indivíduo e uma melhor qualidade de vida.

A melhor Abordagem Terapêutica para você é aquela que faz você se sentir mais à vontade no tratamento, mais seguro e confiante, além do que ela possa oferecer o recurso técnico apropriado à resolução do conflito apresentado. 

Faz necessário, antes de escolher seu psicoterapeuta, pesquisar sobre algumas Abordagens de Psicoterapia e suas indicações, a fim de compreender se aquela abordagem atende o objetivo no qual você está buscando. No texto 4, vamos falar de algumas abordagens psicoterápicas.

Rodrigo Lupes
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário