sábado, 15 de outubro de 2016

 Série de Textos: Psicoterapias

Texto 2: 
Qual a diferença entre Psicólogo, Psicoterapeuta, Terapeuta Holístico, Psicanalista e Psiquiatra? 

Às vezes certa confusão é gerada sobre o termo “psi”, comumente falado pelas pessoas e que se refere ao psicólogo, psiquiatra e ao psicanalista. Mas qual a diferença entre esses três profissionais e mais o terapeuta holístico?

O psicólogo faz a formação superior em Psicologia que é uma ciência que estuda os processos mentais, tais como: sentimentos, pensamentos, memória, atenção, inteligência, o comportamento humano e sua subjetividade.

Dentre as atribuições do psicólogo, o Psicodiagnóstico e a Psicoterapia devem ser feitos por psicólogos. Ressalto que alguns psiquiatras também fazem cursos em Abordagens de Psicoterapia como é o caso da Terapia Cognitiva Comportamental, no qual, agregam mais conhecimentos na área comportamental e cognitiva de seus pacientes.

A Psicoterapia como já vimos no texto 1, é um método de tratamento de problemas psicológicos e emocionais baseado no conhecimento científico do funcionamento psicológico. É uma prática que está dentro da Psicologia Clínica. Envolve conhecimento da Psicopatologia e da Psicologia do Desenvolvimento.

Terapia Holística é o nome dado às terapias que seguem os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real. As funções profissionais do Terapeuta Holístico devem, necessariamente, conter nas ações de atendimento, a promoção do auto-conhecimento e a busca do equilíbrio energético, sempre dentro do paradigma holístico, promovendo a qualidade de vida através das diversas técnicas das terapias holísticas ou naturais, evitando-se qualquer termo ou duplicidade de entendimento que sejam específicos de atividades médicas ou de outros profissionais de saúde. Os Terapeutas Holísticos não são psicoterapeutas, não é necessário fazer uma formação superior em psicologia.

O psicanalista é o profissional que possui uma formação em Psicanálise, Método Terapêutico criado pelo médico austríaco Sigmund Freud, que consiste na interpretação dos Conteúdos Inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de uma pessoa, baseada na técnica denominada por Freud de Associações Livre e na Transferência. Segundo a instituição formadora, o psicanalista pode ter formação em diferentes áreas de ensino superior.

O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em Psiquiatria. Esta é realizada em 2 ou 3 anos e abrange estudos em Neurologia, Psicofarmacologia, tendo por objetivo tratar as Patologias Mentais. Ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo e ao psicoterapeuta. Em alguns casos, a Psicoterapia e o Tratamento Psiquiátrico devem ser aliados.

Entendendo essas diferenças de atuações profissionais, voltamos ao objetivo do blog que abrange temáticas da Psicologia Clínica e da Psicoterapia e ao objetivo dessa série de textos.  E uma pergunta surge: na escolha de um psicoterapeuta, qual abordagem de psicoterapia eu devo procurar? Esse será o nosso tema do texto 03.

Rodrigo Lupes
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário